Biblioteca de Slides

Muito bem... Quem já criou bibliotecas de slides (arquivos *.SLD) já percebeu que é necessário retornar ao bom e velho MS-DOS para poder usar o utilitário do autocad que agrupa os slides numa SLIDE LIBRARY (arquivo SLB)... Creio que a maioria concorda que, mesmo sendo um recurso pouco utilizado, bem que poderia ser mais amigável essa criação, basta ver a explicação do help do autocad de como criar uma lista de arquivos via prompt de comando do MS-DOS... é para isso que criei esta rotinazinha, inclusive já postei ela em alguns forums, mas se alguem não viu, aí esta ela:
(defun c:slides  (/ lib shell dir file tmp tmpbat sllib f)
  (
if (setq conv (lambda (str)
                   (
while (vl-string-search "\\" str)
                     (
setq str (vl-string-subst "/" "\\" str)))
                   str)
            lib  (getfiled
"Criar arquivo de slides (salve na pasta onde estão os slides)"
                   "" "slb"
 1))
    (
progn
      (setq dir    (vl-filename-directory lib)
            tmp    (vl-filename-mktemp "" dir ".txt")
            file   (open tmp "w")
            sllib  (conv (findfile "slidelib.exe"))
            tmpbat (vl-filename-mktemp "" dir ".bat"))

      (
foreach x  (vl-directory-files dir "*.sld" 1)
        (
write-line (strcat (conv dir) "/" x) file))
      (
close file)
      (
write-line
        (strcat "\"" sllib "\" \"" (conv lib)
                "\" < \"" (conv tmp) "\"\ndel \""
                tmp "\"\ndel \"" tmpbat "\"")
        (
setq file (open tmpbat "w")))
      (
close file)
      (
startapp tmpbat)))
  (
princ))

para usar, basta carregar a rotina pelo comando appload do autocad e digitar slides na linha de comando...
irá ser pedido um nome e local onde salvar a biblioteca... o nome é de sua escolha, mas o local, deve ser necessáriamente na pasta onde estão seus slides.

6 comentários:

  1. Boa Tarde Galera,
    quero aproveitar a oportunidade que estão fecahdno esse assunto sobre a criação de bibliotecas de slides e pedir uma ajuda a todos.

    Eu criei meu arquivo de biblioteca WCon.slb, onde identifica todos os meus slides, criei meu menu de imagem. tudo bem até ai pegou tudo perfeitamente, só que para isso meus blocos tem que estar na pasta suport do autocad e esse é o problema, pois não queria arquivos nessa pasta pois pode acontecer o acidente de alguamm deletar algum outro arquivo importante.
    Coloquei todos meus blocos numa pasta chamada biblioteca e gostaria que meu arquivo WCOn.slb pudesse ler os aquivos dela e que eu pudesse colocar essa pasta onde desejasse, não sei como fazer isso.
    se eu só deichar o arquivo WCon.slb que criei e em suport, no

    Por favor peço a ajuda de vcs para solucionar o problema e desde já agradeço.

    Henrique
    henrique010@yahoo.com.br
    henrique0102004@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. vc nao ta confundindo as coisas?
    se criuo o SLB com a ritona aqui apresentada, nao precisará mais dos slides...

    para aprecenstar o slide no seu menu, use algo assim:

    "bib.slb(slide)"

    saca?
    onde bib.slb é o nome da biblioteca, com o caminho se ela nao estiver na serach path do cad e (slide) é slide que vc queira acessar dentro da biblioteca

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Será que me poderia dizer como se constroi um menu de imagem, já tentei investigar na net e não consigo encontrar.

    Obrigado
    Renato

    ResponderExcluir
  4. deixa ver se eu entendi, você quer um menu em que apareçam os slides, é isso? e ao clicar algum deles, ele insira um bloco ou algo assim?

    se for, veja isto:
    http://br.geocities.com/neyton/encana/

    é um menu de slides, que aceita qualquer número de slides... leia com atenção a explicação que está na página, é bastante simples

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigado Neyton,

    Era isso mesmo que eu procurava, mas agora estou com mais um problemita em mãos, estou a tentar criar um menu com botões, para ele em função do botão que clicar, vai para os diferentes menus. (é muito bloco e assim separava por temas)

    Acontece que não consigo, escrever em linguagem lisp a instrução de ao clicar no botão ele direccionar para o menu de slide pretendida.

    Obrigado, espero que não tenha sido muito confuso

    ResponderExcluir
  6. o que eu estava procurando, obrigado

    ResponderExcluir