Civil 3d - Tutoriais - Parte 4.1 - User contours

Putz até que em fim um tutorial, hehehe, Vendo pela enquete, que decidiu por maioria esmagadora, se bem que podia ter mais votos...



Mas vamos lá...

Vou usar uma dúvida do meu amigo tibel, lá da comunidade do Civil 3d no
Orkut
. a dúvida era a seguinte: tendo uma superfície, como demarcar a cota de um reservatório?? Me parece que esta deveria ser uma função nativa do c3d... e olha só:: É!!! ainda bem!! hehehe e é até simples de se conseguir:

Primeiro, tenha a superfície (serio??? aff):



Veja que já deixei aparecendo a borda e as curvas de nível (como faz isso? veja o tutorial de superfícies)



De posse disso, abra o Toolspace na guia Settings, localize o estilo da sua superfície e abra-o para edição na guia "Display", nela ligue o "User Contours", veja:





Veja que eu já atribuí layers para os diversos elementos da superfície (triangulação, curvas,
etc.), atribua um para as "User contours"



Agora, nas propriedades da superfície, vá na aba "Analisys".

1) Na caixa "Analysis type", escolha "User-defined contours"

2) No quadro "Ranges" coloque "1" em "Number"

3) Clique o botão que tem uma seta azul, que aponta para baixo. Este que está dentro do quadro "Ranges"

Veja que no quadro "Range Details", apareceu uma linha, nele, na coluna "Elevation" coloque a cota do seu reservatório, no meu exemplo eu usei 623m

Você também pode trocar as propriedades da linha que será criada, clicando os botões da coluna "Display", que está dentro do quadro "Range Details"



Veja como ficou a tela:





Clique os "Apply"s e "OK"s que precisar e veja o resultado:





Veja, a cota que demarquei (634.5 metros") ficou na cor branca (que eu especifiquei)



Legal né?

Com isso, você pode incluir outras curvas de nível no seu desenho, marcar a cota de um reservatório, quem trabalha com usinas vai usar bastante isso.



Ainda complementando a dúvida do meu amigo, dá para extrair a polilinha gerada da superfície sem explodir a mesma, para isso vá no menu a seguir, ou use o comando SURFACEEXTRACTOBJECTS:





Vai aparecer outro quadro de diálogo, nele escolha as opções que desejar, no caso quero so as "User contours":



Pronto, ele irá extrair a polilinha da cota do reservatório!!



Ah, claro, aqui cabe o seguinte: Explorer as diversas opções de análises que se pode fazer duma superfície, veja
lá na guia "Analysis" que tem várias, outra hora posto mais alguma coisa sobre.

3 comentários:

  1. Postei isso recentemente.
    "Sabe algum jeito de eu conseguir gerar uma 3D Polyline que é a intersecção entre duas superfícies? Uma seria o terreno natural e outra seria a superfície do nível d'água."
    Porém não é tão simples.
    O problema é que quero que o nível do reservatório não seja constante.
    Eu construí uma superfície que já representa esse nível variado do reservatório.
    Agora precisava gerar uma linha que representa o reservatório em si, pois essa superfície que possuo é mais ampla.

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  2. deixa ver se entendi:
    o plnao do NA é inclinado ou variavel, é isso?

    se for, tente isso:

    crie uma surface do tipo TIN volume
    coloque o terreno e a surface de NA nela

    no estilo, lique as curvas de nivel user contours apenas

    adicione uma user contours com Z=0

    depois use o comando de extrair objetos da surface

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  3. Perfeitamente, agora consigo desenhar reservatório levando em consideração o efeito de remanso.

    Obrigado!

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